MAN/Volkswagen apresenta ônibus a gás natural em feira de transportes no México

Por , em 7 de março de 2016.

Empresa informa que veículo foi desenvolvido em parceria entre unidades da Alemanha e do México.

Veículo recebeu carroceria Modasa, empresa que tem experiência com ônibus a gás natural.

Veículo recebeu carroceria Modasa, empresa que tem experiência com ônibus a gás natural.

A MAN Latin America apresentou na Expo Foro 2016, feira destinada aos transportes coletivos, que ocorre no México até esta sexta-feira, 4 de março de 2016, um protótipo do modelo de ônibus 17 280 OT, movido a gás natural.

De acordo com o diretor geral de operação da MAN Latin America no México, Leonardo Soloaga, a empresa quer investir nesta solução de sustentabilidade para a região.

A companhia, entretanto, não informou se há planos para apresentar veículo semelhante no Brasil, onde a Scania testou um ônibus a gás natural ou biometado (gás proveniente da decomposição do lixo). Em 2006, o Grupo Volkswagen, que já detinha a MAN, assumiu o controle da Scania no mundo. Em julho de 2015, foi criada Truck & Bus GmbH, que une as operações em todo o mundo da MAN Truck & Bus, MAN Latin America (Volkswagen Caminhões e Ônibus) e Scania. As companhias afirmam que a atuação comercial e o portfolio dos produtos seguem independentes.

O modelo 17.280 OT a gás natural foi desenvolvido entre unidades da MAN no México e na Alemanha e teve a participação da encarroçadora Modasa, conforme explica a empresa nota da companhia:

“O Volksbus 17.280 OT a gás natural é resultado do desenvolvimento em conjunto entre a MAN Latin America no México, MAN Diesel Turbo da Alemanha e Modasa, encarroçadora líder no segmento a gás natural na América Latina. O modelo conta com motor MAN D0836 de 280 cavalos e transmissão automática ZF de seis velocidades. Ideal para carrocerias de 13,2 metros, este protótipo foi concebido para proporcionar um alcance de até 600 quilômetros (dependendo da operação), tendo resultado positivo em rotas longas, com ótimo desempenho.”

A escolha do México para apresentação do modelo neste momento não foi à toa e vai além do desenvolvimento feito pela por parte da companhia no país.

De acordo com a MAN, a expectativa para este ano é alcançar 15% de participação no mercado de ônibus local. Em 2015, houve aumento de 22% nas vendas da marca em comparação com 2014, passando 936 ônibus para 1140.

A participação no mercado geral de ônibus no México cresceu de 11,6% em 2014 para 13,3% e pelo quinto ano consecutivo, segundo a MAN, a marca possui liderança no mercado de micro-ônibus com 59% de participação no segmento de ônibus de pequeno porte com 8 ou 9 toneladas.

A empresa também destacou o ônibus midi, de 15 toneladas, 15-190 OD, que também ganhou destaque nas vendas. Somando os micro-ônibus e os ônibus médios, os dois segmentos representam 74% do total das vendas da companhia.

“A fábrica da MAN Latin America no México é responsável pela montagem dos chassis Volksbus 8.150 OD, 8.160 OD, 9.150 OD, 9.160 OD, 15.190 OD e 17.230 OD, equipados com motor dianteiro; e os modelos 17.280 OT e 18.330 OT, ambos dotados com motor traseiro. Na linha MAN, são comercializados os chassis de ônibus RR4 e RR2, importados da Alemanha.” – diz a MAN

Esta publicação foi catalogada na categoria de