Segunda edição do encontro reúne fãs de ônibus em Londrina

Por , em 18 de abril de 2012.

Assim como na primeira edição, evento superou as expectativas dos participantes e proporcionou fotos e reencontros.

Ônibus comemorativo dos 75 anos da Viação Garcia na garagem da empresa em Londrina.

Ônibus comemorativo dos 75 anos da Viação Garcia na garagem da empresa em Londrina.

Aconteceu nos dias 13 e 14 de abril a edição 2012 do Encontro de Admiradores da Viação Garcia. Foi a segunda edição, realizada menos de um ano depois do sucesso da primeira, contando com a participação de fãs de ônibus e colecionadores de vários estados do país.

Durante o primeiro dia os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da empresa, contando com a presença do empresário Mario Luft na abertura do evento, onde pôde compartilhar um pouco de sua experiência na gestão de empresas de transportes, além de responder a perguntas dos presentes.

Ônibus novo no museu

Na parte da tarde a surpresa ficou por conta da apresentação do novo ônibus incorporado ao famoso museu da Viação Garcia. O ônibus modelo Irizar Century, importado da Espanha em 1998, trouxe ao Brasil conceitos inovadores no projeto de carrocerias rodoviárias e foi o marco inicial da instalação da filial da encarroçadora Irizar no país pouco tempo depois.

Carro 6984: Carroceria importada da Espanha trouxe conceitos inovadores para o Brasil.

Carro 6984: Carroceria importada da Espanha trouxe conceitos inovadores para o Brasil.

Apenas três unidades do modelo Century foram importadas da Espanha em chassis Mercedes-Benz, Scania e Volvo para fins de testes nas estradas brasileiras. As outras duas unidades permanecem em atividade na empresa TransBrasiliana.

O modelo incorporado ao museu passou por reforma e teve as cores trocadas para representarem sua pintura original dos anos 90. Em meados de 2001 o ônibus havia sido repintado nas cores do padrão visual que a empresa adotou a partir do ano 2000.

Veja mais fotos do Viação Garcia 6984 Irizar Century

Plaqueta especial no interior do Irizar Century.

Plaqueta especial no interior do Irizar Century.

Fotos a todo instante

A empresa disponibilizou motoristas exclusivamente para manobras de ônibus durante boa parte do período em que os visitantes permaneceram na garagem. Com muita cortesia os motoristas posicionaram os ônibus nos melhores ângulos para fotos, atendendo aos pedidos dos presentes.

Na visita ao museu, a impressionante experiência de ver os clássicos modelos em perfeito funcionamento. Ouvir o ronco dos motores e sentir o cheiro da fumaça. Os mesmos que durante muito tempo estiveram presentes nas ruas e rodoviárias de muitas cidades, em épocas em que o conforto e a preocupação com a poluição não eram prioridades nos projetos de chassis.

Um dos ônibus mais modernos. Toda a frota da empresa esteve disponível para fotografias no pátio da garagem. Dos ônibus mais modernos aos que já estão deixando a frota.

Um dos ônibus mais modernos. Toda a frota da empresa esteve disponível para fotografias no pátio da garagem. Dos ônibus mais modernos aos que já estão deixando a frota.

ExpoLondrina

Como já é tradição, a Viação Garcia esteve presente na ExpoLondrina 2012, a maior exposição agropecuária do Paraná. Neste ano, o ônibus em destaque foi um Marcopolo Paradiso G7 1800DD, carro 7257, com a campanha “Essa viagem tem a sua cara“.

Os participantes do evento tiveram passe livre na exposição e puderam conhecer um pouco mais das principais atividades econômicas regionais, ligadas à agricultura e pecuária.

Iniciativas a serem copiadas

As iniciativas de empresas de ônibus em prol dos seus apreciadores ainda são escassas. São poucas as empresas que reconhecem o hobby e é ainda menor o número de empresas que se dispõem a retribuir a atenção e o carinho que lhes é dedicada pelos seus admiradores.

Aquelas que já não mais ignoram a presença dos colecionadores mostram que é possível humanizar a relação entre a organização e o público externo que de alguma forma se interessa pelo trabalho que a empresa faz. Basta ter o interesse e a iniciativa.

Empresas de grande porte, como a Viação Garcia e a Expresso Guanabara (que foi uma das pioneiras na realização de encontros) podem realizar superproduções, oferecer brindes, viagens de cortesia, entre outros agrados. No entanto, está ao alcance de qualquer empresa média ou grande realizar qualquer tipo de aproximação com o seu público local sem a necessidade de grandes investimentos. Programar um simples café em uma manhã de sábado, com alguns minutos da atenção de um motorista para manobrar os ônibus para fotos pode render uma ótima oportunidade para confraternização, conhecer novos contatos e registrar belas imagens.

Independentemente do tamanho da empresa ou da idade média da sua frota, nesta relação todos saem ganhando.

Ônibus do museu já formam uma pequena frota. A cada década um ônibus é guardado.

Ônibus do museu já formam uma pequena frota. A cada década um ônibus é guardado.

Veja mais fotos

Você pode acompanhar as fotos feitas no evento conforme vão sendo publicadas em galerias no Ônibus Brasil. Basta acompanhar a hashtag #encontrogarcia2012.