Página Inicial > Dicas, Geral, Sem categoria > Busólogo: Saiba mais sobre a amplitude da divulgação do seu trabalho na Internet

Busólogo: Saiba mais sobre a amplitude da divulgação do seu trabalho na Internet

Com a colaboração de todos, o Ônibus Brasil se tornou um dos sites de transporte com maior volume de conteúdo disponível na Internet. Como conseqüência deste rápido crescimento, o site tornou-se amplamente acessado não apenas por fãs de ônibus, mas também por usuários dos serviços das empresas, colaboradores  e empresários do setor. Já recebemos dezenas de e-mails de colaboradores e empresários dos transportes, em sua grande maioria, parabenizando e incentivando o trabalho realizado por nosso hobby.

Devemos nos conscientizar de que fotos e comentários publicados no site possuem ampla difusão.

Devemos nos conscientizar de que fotos e comentários publicados no site possuem ampla difusão.

Sendo assim, é essencial que todos conscientizem-se da ampla difusão que ocorre com tudo o que é publicado no site, tanto na forma de fotografias como na forma de comentários e que é da responsabilidade de todos que participam deste site zelar pela boa imagem do hobby junto aos mais diversos setores da sociedade. Para que isso ocorra, é necessário que cada um vigie sua própria conduta, tanto no mundo real quando no mundo virtual, ponderando seu comportamento a fim de respeitar a todos aqueles que fazem parte deste setor, sejam colegas de hobby, como colaboradores de empresas de ônibus ou empresários.

Frequentemente encontramos comentários impulsivos escritos por fãs de ônibus que, muitas vezes, esquecem-se que o ônibus é também de onde milhares de pessoas tiram o pão de cada dia e dependem deles para sobreviver. Quantos pais de família dependem do emprego de motorista para sustentar suas famílias? Quantos proprietários de pequenas empresas precisam que sua frota esteja constatemente em operação para pagar seus trabalhadores e manter suas empresas abertas?

Para leigos, lata velha. Para o busólogo, um respeitável CAIO Gabriela.

Para leigos, lata velha. Para o busólogo, um respeitável CAIO Gabriela.

É evidente que devemos estar atentos à forma como nos expressamos e procurar agir da maneira mais racional e menos impulsiva possível. Muitas vezes, abrimos espaços às nossas emoções e paixões e acabamos nos esquecendo de quem está do outro lado.

Trabalho do busólogo é reconhecido quando este documenta o transporte ao invés de criticá-lo.

Trabalho do busólogo é reconhecido quando este documenta o transporte ao invés de criticá-lo.

Sabemos que muitas vezes a realidade é cruel. Vemos muitos ônibus antigos, sem condições de rodar ou rodando por empresas clandestinas. Todavia, quantos trabalhadores não dependem destes veículos e empresas para tirar seu sustento? Em qual condição estamos nós para julgar esta situação? O que nosso hobby ganha quando atacamos estas empresas e, indiretamente, aqueles que trabalham para elas? Não que devemos apoiar aqueles que operam irregularmente, contudo, em nosso país há diversos órgãos criados pelo governo com o objetivo de fiscalizar o transporte. Há milhares de profissionais que trabalham para estes órgãos, com a missão de fiscalizar e fazer cumprir as leis vigentes e, estes sim, devem tomar medidas cabíveis para inibir aqueles que cometem irregularidades. O busólogo não deve assumir papel de fiscal, pois isso pode causar insegurança e torná-lo uma presença indesejável em alguns ambientes propícios para seus registros.

Portanto, a partir deste momento, cobraremos uma postura mais responsável na publicação de fotografias e comentários, na certeza de que todos levarão em consideração as idéias levantadas neste texto.

Trabalho de Equipe do Ônibus Brasil

A equipe da administração do Ônibus Brasil trabalha várias horas por dia na moderação e revisão do site. Veja algumas das atividades realizadas:

  • Revisão do Conteúdo: Todos os dias, um membro da equipe do site realiza a revisão de todo o conteúdo fotográfico que foi enviado no dia anterior. A revisão diária faz com que o revisor verifique cerca de 400 fotos ao dia, analisando se as fichas de cadastro estão preenchidas corretamente, cadastrando novas empresas que ainda não estejam presentes no site e eliminando fotos que não estejam de acordo com os termos de uso e com a política de qualidade.
  • Moderação de Comentários: Moderadores frequentemente lêem os últimos comentários e observam as últimas fotos postadas a fim de identificar conteúdo impróprio e prontamente excluí-lo;
  • Monitoria do serviço: Constantemente é feita a monitoria em tempo real da situação dos serviços do site, a fim de evitar que o site saia fora do ar ou que apresente problemas de instabilidade ou lentidão.
  • Moderação de cadastros: A equipe do site busca reunir informações sobre novos usuários que se cadastram antes de aprovar novos cadastros, a fim de impedir a entrada de usuários falsos ou que possuam antecedentes de problemas em outros sites ou listas de discussão.
  • Atendimento: Esclarecimento de dúvidas por e-mail e auxílio na resolução de problemas na utilização do site.

Todo este trabalho é realizado por não mais do que cinco pessoas que se dedicam ao hobby sem receber nada em troca, apenas a satisfação de contribuir para o crescimento e reconhecimento deste hobby tão saudável e valoroso. Portanto, é fundamental que todos os participantes do site tenham a consciência do quão importante é a sua atuação consciente enquanto publica suas fotos e comentários.

Preenchimento da ficha de cadastro das fotos

O preenchimento da ficha com informações sobre o veículo que está sendo exibido na foto é de suprema importância, uma vez que uma foto que é publicada e não tem sua ficha preenchida corretamente jamais poderá ser reencontrada em meio a tantas fotos que são submetidas ao site todos os dias. Uma foto perdida, sem identificação, em meio a tantas outras fotos perde o seu valor e torna-se um “peso morto”, uma vez que apenas faz volume em meio a tantas fotografias.

Uma foto com a ficha de cadastro corretamente preenchida auxilia na preservação da história das frotas das empresas, uma vez que é devidamente agrupada às fotos da frota daquela empresa, além de permitir que sejam expandidos os álbuns de carrocerias e chassis,  já que as fotos são automaticamente inseridas nos álbuns de carrocerias e chassis correspondentes ao modelo mostrado. Portanto, uma foto com a ficha preenchida multiplica seu valor, ao estar inserida em diferentes contextos, sendo útil a quem procura tanto por carros da uma empresa de transportes, como também a quem procura por fotos dos modelos de carroceria ou chassi do veículo que é mostrado.

Apesar de trabalhoso, identificar a placa também é bastante importante. É por meio dela que é possível saber onde estão hoje os ônibus que anos atrás pertenceram a grandes empresas de transporte do país. Ônibus que hoje estão em empresas de grande porte futuramente serão repassados a outras empresas e, com as placas cadastradas, é possível identificar com certeza a origem do veículo e inclusive visualizar fotos daquele ônibus na época em que esteve na empresa anterior.

Sendo assim, pedimos aos membros do site que levem em consideração a importância da ficha de cadastro ao enviar suas fotos, prestando atenção no seu preenchimento e fornecendo as informações corretamente. Em caso de dúvidas no preenchimento, publique a foto e não preencha a ficha com os dados que você não tem certeza. Deixe um comentário na foto com sua dúvida e, após receber uma resposta, atualize a ficha com os dados corretos.

Dicas, Geral, Sem categoria

  1. Rafael Ribeiro Santos
    31, janeiro, 2010 em 21:56 | #1

    Boa postagem, concordo em tudo, e quero agradecer novamente o espaço aqui, o site é muito bom, estão todos de parabéns

  2. Adamo Bazani
    31, janeiro, 2010 em 22:25 | #2

    Concordo plenamente com a postagem. Infelizmente, por causa de uma minoria, o restante dos busologos são vistos com maus olhos por empresas e funcionários. DAR OPINIÃO É UMA COISA, APELAR É OUTRA. Tem gente que abusa da liberdade de expressão, que não significa ter liberdade para faltar com respeito. Quem quiser criticar o serviço de uma empresa, vá a um órgão publico responsável e o faça com embasamento e dentro das normas. Tem muito admirador de ônibus que quer saber mais que os profissionais e criticam por criticar. Isso nos fecha as portas em garagens, pontos e terminais. Por fim, sou prova vida de que o site é acessado pelas empresas. Aqui em Santo andré, quase todas as viações consultam o ônibus brasil e até usam as fotos do site para seus acervos. As empresas se interessam pelas reportagens no setor de novidade e estão atentas aos comentários. Não custa nada falar ponderadamente o que se pensa, colocando-se no lugar dos outros e respeitando.
    Abraços, Adamo

  3. Lucilene Barros
    1, fevereiro, 2010 em 04:37 | #3

    BINGOOOOOOOOOO !

  4. 1, fevereiro, 2010 em 08:56 | #4

    Apoiado.
    Acredito que este nobre espaço sirva para a divulgação e admiração de onibus e não para sua depreciação e critica. Para isso existem orgãos competentes.
    PARABENS a equipe pelo cuidado e zelo pelo nosso hobby, pois graças a isso sou membro a quase um ano e tenho orgulho de fazer parte do Onibus Brasil.
    Valeu.

  5. Renan Walker
    2, fevereiro, 2010 em 00:23 | #5

    Excelente.. aprovadissimo… todas estas normas são essenciais para a organização do site. Da parte que fala de expressar opinião própria sobre gostar ou não gostar de determinada empresa, tenho observado que acontece muito aqui no site.. busólogos atacarem empresas com palavreados impróprios para quem diz gostar de onibus.. eu espero que com estas novas normas algumas pessoas ponderem sobre o que irão escrever nos comentários.. e finalmente dizer que adoro o site .. nem tudo é um mar de rosas.. mas vamos aperfeiçoando cada vez mais, melhorando para sermos o maior site de informações sobre ônibus no Brasil.. Parabéns Equipe Ônibus Brasil!!

  6. Marcos Filho
    2, fevereiro, 2010 em 00:59 | #6

    Leitura obrigatória para quem frequenta o site. Excelente orientação. parabéns a equipe pela iniciativa!

  7. João Carlos Schneider de Oliveira
    2, fevereiro, 2010 em 08:47 | #7

    Perfeito!
    Não se deve confundir admiração com administração.
    Podem discordar à vontade, mas por exemplo, como pode uma pessoa que nunca dirigiu um ônibus, ficar fazendo exaltados comparativos dizendo que uma marca é melhor que a outra? Ou ficar depreciando uma empresa porque compra tocos e não trucados, sem fazer idéia real dos custos desta empresa, da taxa de ocupação dos veículos nas linhas desta empresa, etc.
    Para exemplificar, a empresa em que trabalho opera linhas curtas, e já ouve uma vez um busólogo em uma lista que criticou a empresa pela falta de oferta de carro leito. Carro leito para viagens de 2 horas??
    É diferente de fatores como conservação, manutenção e atendimento onde todos podem perceber e avaliar, e mesmo assim, se tiver algo não-conforme, o ideal é que se critique, reclame ou sugira diretamente na empresa ou nos órgãos competentes, e não aqui.
    Eu participo diretamente aqui, postando fotos porque gosto. E depois que comecei a postar aqui, acabei descobrindo algumas pessoas aqui na empresa que acessam diariamente o site sem participar. Imagino que em muitas empresas isto acontece. Fale mal de uma empresa e depois apareça no portão dela pedindo para entrar fazer fotos!
    Ops o comentário tá ficando maior que a reportagem.

  8. 2, fevereiro, 2010 em 11:53 | #8

    Boa iniciativa para ajudar o pessoal a ter o acervo reconhecido. Visar que o site é um espaço para divulgar nossos melhores registros e dizer também que não se trata de um orkut upando o que bem querer. Parabéns mais uma vez!

  9. 2, fevereiro, 2010 em 14:30 | #9

    Creio que toda forma de comunicação é válida e quando se refere ao õnibus e por demais satisfatoria, seja ela direcionada a leigos ou não , pois atraves delas espelhamos um pouco de nossa personalidade pessoal, seja de forma obstante ou não e cabe sabermos ditar os parametros que vão conduzir nossos atos e ações atraves de uma postagem ou um comentario contribuindo sempre para a edificação de uma busologia correta e transparente tal como e feito aqui no ônibus Brasil diariamente…

  10. Lincoln-Pituka-Águas da Prata-SP
    2, fevereiro, 2010 em 17:14 | #10

    Parabens pela postagen,como diz o Marcos,leitura obrigatória para quem frequenta o site.

  11. Mateus Barbosa
    3, fevereiro, 2010 em 14:58 | #11

    Concordo com o que o Adamo falou. Às vezes os comentários ofensivos não são nem direcionados às empresas e acaba se tornando discussão pessoal. Já aconteceu de eu ter que enviar E-mail para a moderação apagar certos comentários em fotos minhas.
    Ou às vezes utilizam de certas fotos para fazer chacotas ou deboches sobre determinadas dúvidas sobre modelos de chassis ou carrocerias. Acho que o Tadeu falou tudo. Todos deve se policiar nos comentários sobre as empresas e com o colega de hobby também. Agora, com o cadastro obrigatório para postagem de comentários, ficou mais fácil de controlar essas situações.
    Esse texto caiu como uma luva pra muita gente.
    Parabéns!!!

  12. Thales Pires Silva
    4, fevereiro, 2010 em 16:25 | #12

    eu gosto muito de õnibus e tenho vontade de futuramente ser motorista.parabéns a todos vcs pelo trabalho e devemos ter consciência mesmo que sem os motoristas não teríamos bons ônibus rodando nesse brasil…
    Eu adoroa ônibus assim como todos vocês!!!Abraços

  13. 5, fevereiro, 2010 em 01:32 | #13

    Muito bom o texto, quanto as fichas realmente é muito bom ter todos os dados dos veiculos, e espero que sempre uma ficha minha for vista e tiver algo incorreto que me falem para que eu possa corrigir, tambem informo os usuarios quando vejo algum erro acho que com comentarios e conduta responsavel esse site ainda tem muito a crescer.

  14. 5, fevereiro, 2010 em 20:58 | #14

    Parabéns pela postagem, os termos acima estão corretissimos, em todo segmento é preciso disciplina, o respeito é importante e valoriza este belo espaço criado para todos admiradores e pessoas interessadas no assunto. Sou fã do ônibus Brasil e a cada dia sinto-me mais a vontade em navegar por aqui.
    Grande abraço.

    DERSO SBO-SP

  15. André Felipe Mudrei
    6, fevereiro, 2010 em 16:10 | #15

    Parabéns a toda a Equipe Ônibus Brasil pelo maravilhoso site, um espaço para todos poderem mostrar seu trabalho fotográfico, e também pela postagem desde texto, que com certeza, ajudou muitas pessoas a se concientizarem que a busologia é uma coisa séria, que exige dedicação e respeito para com todos. Um grande abraço.

  16. Marcos Katsuragi
    7, fevereiro, 2010 em 22:57 | #16

    Bacana a matéria. Bom refletir sobre estes pontos.

    abraço

  17. Emerson Gomes Ferreira
    8, fevereiro, 2010 em 00:44 | #17

    Acho importantissimo ter regras para manter a ordem no site, agora essas “regras” devem ser mais democraticas, a ditadura já passou….. e simplesmente, eu não concordei com algumas dessas “regras” pois estão privando-nos de expor nossas opiniões, o que eu acho errado

    Se não podemos expressar nossas opiniões, o espaço “comentário” deve ser retirado… se não querem comentários negativos, então que não permitam nenhum tipo de comentário…. concordo que não deve haver palavrões/chigamentos/ofensas, mas só isso…..

  18. Rodrigo Salles
    21, junho, 2010 em 20:24 | #18

    Citando as mesmas palavras do Schneider, concordo em grau, gênero e número com o conteúdo do texto.

    É isso aí, parabenizo a idéia excelente que vocês tiveram de montar este site.

    Abraços

  1. Nenhum trackback ainda.