Viação Verdes Mares 61002 na cidade de Joinville, Santa Catarina, Brasil, por Romney  Alves Pereira. ID da foto: 439612.
Viação Itapemirim 24013 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Diego Almeida Araujo. ID da foto: :id.
Auto Viação 1001 RJ 108.881 na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, por José Goulart. ID da foto: :id.
SOPAL - Sociedade de Ônibus Porto-Alegrense Ltda. 6752 na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, por Eduardo Peixoto. ID da foto: :id.
Viação Belém Novo 2336 na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, por Eduardo Peixoto. ID da foto: :id.
/ 1.210 acessos / 22 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Viação Verdes Mares 61002 em Joinville por Romney Alves Pereira - ID:439612

[let]792-0 +&cl=yellow[/let] [let] JOINVILLE (TERM. CORREIO) P/ BALNEARIO BARRA DO SUL +&cl=yellow[/let] Local: Av. Getúlio Vargas. Obs: Linha \"Metropolitana\" com características urbanas.

22 comentários

  • Jorge Luiz 03/06/2011 02:09

    lindo ...lindo parabéns RONEY

  • G. 03/06/2011 02:13

    Lindão e grandão o Mega!

  • Anderson 03/06/2011 02:21

    parabéns pela foto mano, ainda não tinha visto 17-230 eod nesse tamanho!

  • Eduardo 03/06/2011 02:27

    Ele é do tamanho alongado (13,20 metros)... o Romney que conseguiu um close lindo dele, parabéns ae cara!

  • Romney 03/06/2011 02:39

    Obrigado!

    Há alguns alongados do mesmo modelo (dotados de três portas) nos urbanos também, pela Gidion. Mas com sinceridade, mesmo não havendo diferença entre a Gidion e a Verdes Mares (São a mesma empresa), os Megas da VM ganham em beleza, ainda mais arrastando no chão como este da foto arrasta (ele não está lotado). E olha que não sou fã da cor mostarda adotada pela VM no setor Intermunicipal/Rodoviário e pelo setor de Fretamento da Gidion.

  • Andrews 04/06/2011 20:58

    Dando uma modificada, poderia substituir o amarelo de Joinville.

  • Windy 04/06/2011 21:13

    Romney Alves Pereira
    é normal a volks andar arrastando a bunda rsrsrsrs tens que ver os da canasvieiras na temporada

  • Romney 05/06/2011 04:01

    windy silva

    Ele é baixo por completo, assim como a maioria dos OF e EOD's da Gidion. Já na Transtusa, você precisa escalar para alcançar o primeiro degrau, de tão alto, hahahahaha.

  • Everton 10/06/2011 16:52

    Como a entrada é pela Porta Traseira e a Saída é pela Porta Dianteira nas linhas intermunicipais da Verdes Mares eu até estou imaginando o sistema de cobrança que no minimo o cobrador vai de banco em banco cobrar as passgens e ao desembarcar o passageiro deve devolver o bilhete ao motorista se eu não estiver errado, pois sistema "cobrador vai de banco em banco cobrar as passagens e ao descer o passageiro tem que devolver o bilhete ao motorista" nos onibus urbanos é um padrão em boa parte das empresas intermunicipais de SC que utilizam onibus urbanos.

    Parabens a Verdes Mares pela entrada pela porta traseira nos seus onibus urbanos intermunicipais.

  • Everton 13/07/2011 13:07

    Eu já tive a confirmação o cobrador vai de Banco em Banco cobrar as passagens

  • Romney 13/07/2011 13:10

    Everton Costa Goltara

    Logo, logo o embarque volta para a porta dianteira. Embarque traseiro dá muito problema. Não condiz com a realidade da região...

  • Everton 18/07/2011 13:49

    Comentario dividido em 7 partes:

    1ª Parte

    Romney Alves Pereira
    Como eu soube que alguns Bairros de Araquari vão ser integrados ao sistema municipal de Joinville em breve (em que as linhas intermunicipais desses bairros terão Ponto Final em um novo terminal do sistema municipal de Joinville que será construído) e a Verdes Mares opera linhas intermunicipais entre as cidades de Joinville-SC, São Francisco do Sul-SC, Barra do Sul-SC e Araquari-SC; opera as linhas municipais de São Francisco do Sul e adota Cartão Ideal (a mesma bilhetagem eletrônica dos ônibus municipais de Joinville) acho que deveria funcionar a integração da Bilhetagem Eletrônica entre Joinville e as cidades da Região Metropolitana de Joinville pelo Cartão Ideal, e os ônibus urbanos intermunicipais deveria funcionar assim:

    *1º - Os Ônibus teriam 3 Portas (Entrada pela Traseira, Saída pela Dianteira e uso Exclusivo da Porta do Meio para os cadeirantes).

  • Everton 18/07/2011 13:50

    2ª Parte

    *2º - Posto de Cobrador na parte traseira do veículo deveriam ficar posicionados nas seguintes formas:
    -Ônibus de Motor Dianteiro com Balanço Traseiro Largo (independente da porta traseira ser curta ou larga): Posto de cobrador com roleta/catraca (de preferência a catraca de 3 braços) e orientador de fluxo no meio da parte traseira do veículo (essa configuração seria dotada pelos ônibus de Motor Central que possuem Balanço Traseiro Curto como os Busscar Urbanuss Pluss sobre o Volvo B10M da Gidion como os carros 10007 e 10008).
    -Ônibus de Motor Dianteiro com Balanço Traseiro Curto (independente da porta traseira ser curta ou larga): Posto de cobrador com roleta/catraca e orientador de fluxo no lado direito do veículo ao lado da Porta Traseira (essa configuração seria dotada pelos ônibus de Motor Central que possuem Balanço Traseiro Curto como os Busscar Urbanuss sobre o Volvo B58E da Transtusa como os carros 984, 986 e 988).
    -Ônibus de Motor Traseiro (independente da porta traseira ser curta ou larga):Posto de cobrador com roleta/catraca e orientador de fluxo no lado direito do veículo ao lado da Porta Traseira (em Salvador por exemplo: tem Ônibus de Motor Traseiro com esse tipo de configuração do posto de cobrador, já que lá nos Municipais da Capital Baiana e na grande maioria da frota metropolitana da Capital Baiana a entrada nos Ônibus é feita pela Porta Traseira).
    Obs: Embora a vigem fique alguns minutos mais demorada, facilitará e muito o controle sobre os passageiros, principalmente os que mentem o destino para pagar menos do que deveriam e força todos os passageiros a pagar a passagem ao cobrador logo ao subir no veículo.

  • Everton 18/07/2011 13:50

    3ª Parte

    * 3º - Os veículos teriam 2 roletas/catracas (de preferência catracas de 3 braços), sendo 1 na entrada no posto do cobrador com Roleta/Catraca e Orientador de Fluxo lá atrás e 1 na saída lá na frente; cujas roletas/catracas já estariam preparados para receber o Cartão Ideal.

  • Everton 18/07/2011 13:50

    4ª Parte

    *4º - Os veículos teriam o Console, que é usado na Bilhetagem Eletrônica de Tarifas Seccionadas, cujo console ficaria no posto de cobrador com o validador de entrada para o cobrador fracionar e registrar as passagens. o Console de Bilhetagem Eletrônica é utilizado em empresas de ônibus que praticam a Bilhetagem Eletrônica em linhas de tarifas seccionadas com diversas tarifas em veículos urbanos que podem ter 1 catraca (apenas na entrada) ou 2 catracas (1 na entrada e 1 na saída) ou em veículos rodoviário. O caso que estamos falando é de ônibus urbanos, cujo o console estaria preparado para receber o Cartão Ideal.

  • Everton 18/07/2011 13:52

    5ª Parte

    *5º - Os veículos teriam 2 validadores, sendo 1 no posto de cobrador na roleta/catraca de entrada e 1 na saída do veículo na roleta/catraca de saída lá na frente, cujo validador de saída teria o recolhedor para recolher o cartão-dinheiro (que seria usado pelos passageiros que pagam a passagem em dinheiro). Ao entrar no veículo o passageiro que paga a passagem em dinheiro, diz ao cobrador aonde vai e paga a passagem ao cobrador que registra a passagem e a secção onde o passageiro vai desembarcar em um cartão-dinheiro (cujo registro da passagem é feita no console de Bilhetagem Eletrônica) após a passagem registrada o cobrador dá o cartão-dinheiro ao passageiro que passa no validador de entrada que libera a passagem pela Roleta/Catraca e ao sair do veículo tem que devolver esse cartão dinheiro no recolhedor do validador de saída e ainda mais se o passageiro espertinho mentir o destino e saltar em outro local mais longe de onde ele deveria desembarcar (o passageiro embarca na cidade A e diz que vai até a cidade B, más na verdade mente o destino ao cobrador e vai até a cidade C) o cartão-dinheiro fornecido pelo cobrador não entra no validador de saída, o validador de saída apita e a catraca de saída trava e você paga a diferença adicional (você paga a tarifa da cidade A até a cidade C).

    Continua...

  • Everton 18/07/2011 13:52

    Continuaç;ao da 5ª Parte do Comentario
    Para quem está pagando em Cartão de Bilhetagem Eletrônica ao entrar no veículo o passageiro, diz ao cobrador aonde vai e o cobrador que registra a passagem e a secção onde o passageiro vai desembarcar no console e após a passagem registrada o cobrador o passageiro passa o seu cartão no validador de entrada que libera a passagem pela Roleta/Catraca e ao sair do veículo passa o seu cartão no validador de saída (nesse caso não precisa devolver por que esse cartão pertence ao usuário) e ainda mais se o passageiro espertinho mentir o destino e saltar em outro local mais longe de onde ele deveria desembarcar (o passageiro embarca na cidade A e diz que vai até a cidade B, más na verdade mente o destino ao cobrador e vai até a cidade C) ao passar o cartão no validador de saída o validador de saída apita e a catraca de saída trava e você paga a diferença adicional (você paga a tarifa da cidade A até a cidade C). Cujos Validadores também estariam preparados já para receberem o Cartão ideal.

  • Everton 18/07/2011 13:52

    6º Parte

    *6º - Os veículos teriam eu ter 5 lugares para a gratuidades na parte da frente do veículo entre a Roleta/Catraca de Saída e o Posto de Motorista/Porta Dianteira. E os veículos também teriam 1 lugar para Deficiente Visual com Cão-Guia (cujo o banco para os Deficientes Visuais com Cão-Guia seria um banco de ônibus normal de 1 lugar na mesma posição de frente igual a os demais bancos de ônibus com espaço para acomodar o Cão-Guia).

    *7º - Os Veículos teriam que ter 2 lugares para receber os Obesos (cujo acesso dos obesos para o ônibus seria feito pela porta do meio)

  • Everton 18/07/2011 13:53

    7ª e Ultima Parte

    Aqui estão as fotos dos ônibus com os modelos do Posto de Cobrador de que eu falei
    *Ônibus de Motor Dianteiro com Balanço Traseiro Largo e Posto de cobrador com roleta/catraca e orientador de fluxo no meio da parte traseira do veículo

    -Transportes Santo Antônio (Duque de Caxias-RJ)
    http://petrobus.fotopages.com/?entry=2114845

    -Vera Cruz (Duque de Caxias-RJ)
    http://onibuscariocas.fotopages.com/?entry=1849823

    -Viação Estrela
    http://onibusexpresso.fotopages.com/?entry=1927768


    *Ônibus de Motor Dianteiro com Balanço Traseiro Curto e Ônibus de Motor Traseiro: Posto de cobrador com roleta/catraca e orientador de fluxo no lado direito do veículo ao lado da Porta Traseira

    -Viação Santo Antonio (Niterói-RJ)
    http://onibusexpresso.fot...es.com/?page=14

    -Viação Vera Cruz (Duque de Caxias-RJ)
    http://onibusexpresso.fot...ges.com/?page=0


    *Ônibus com Entrada pela Porta Traseira e 2 Roletas

    -Viação Resendense
    http://sulfluminensebus.fotopages.com/?entry=1904014

    -Viação Cidade do Aço
    http://onibusinbrasil.fotopages.com/?entry=1513287

    Espero ter-lo explicado Romney Alves Pereira

  • Everton 31/07/2011 18:09

    A Explicação que eu dei para o busulogo Romney Alves Pereira é sobre como seria ideal a integração das cidades vizinhas a Joinville com o sistema municipal de Joinville com sistema de Traifas Seccionadas com a Bilhetagem Eletronica do Cartão Ideal adaptado para linhas de Tarifas Seccionadas e de como seria ideal a configuração dos ônibus urbanos que fazem essas linhas com esses destinos na cidades da Regiao de Joinville

  • Romney 05/08/2011 15:27

    Everton Costa Goltara

    Interessante o que você postou, mas não é válido para nossa realidade. Não existe cobrador em Joinville há mais de 10 anos, e as cidades da região já perderam também. Embarque traseiro integrando ao sistema municipal é falho, já que nosso sistema de embarque em estações é baseado em um método parecido com o de metro. Fluxo não definido nas portas. Todas as portas largas, e todas as portas funcionando, incluindo a do elevador. A integração aqui é física, nosso sistema é parecido com o de Curitiba. Se os carros intermunicipais forem integrados ao sistema municipal, o que não ocorrerá, eles terão de se adequar as características da cidade. E nelas, não há espaço para embarque traseiro, cobrador, e somente duas portas sendo utilizadas, além de portas pequenas. Embarque traseiro foi banido de Joinville na década de 80. Só voltou nos rodoviários, pelo fato de terem tirado o posto do cobrador, dando mais espaço para poltronas. E isso só em meia dúzia de linhas. Se Araquari for integrada a Joinville, os veículos usados serão os municipais de lá, que são amarelos, e possuem 3 portas largas, com embarque dianteiro.

  • Romney 05/08/2011 15:31

    Foi banido pois era desorganizado, lento e falho. O modelo de transporte aplicado na cidade simplesmente iria regredir duas décadas com esse tipo de embarque, além de que o motorista precisa estar próximo ao validador, para liberar a catraca em caso de pagamento embarcado, e dar o OK toda a vez que começa seu turno, o ônibus passa por um ponto de validação ou chega na Estação.

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Não foi possível localizar nenhum parâmetro técnico de câmera fotográfica associado a esta imagem.

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 61002 que se encontra na identidade visual da empresa Viação Verdes Mares, de São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Mega 2006, fabricada pela encarroçadora Neobus. O chassi é um 17.230 EOD, fabricado pela Volkswagen. A fotografia foi publicada por Romney Alves Pereira, em 03/06/2011, na localidade de Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Referência Bibliográfica

ALVES PEREIRA, R. Viação Verdes Mares 61002 em Joinville por Romney Alves Pereira - ID:439612. Ônibus Brasil, 2011. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/alvesromney/439612> Acesso em: 19 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Viação Verdes Mares São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil
Numeração:
61002
Placa:
MGY2397 VOLKSWAGEN 17230EOD NEOBUS MEGA 2010/2010 / Potência: 225 cv / Cilindrada: 7118 cc / Lotação: 50 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
Neobus
Mega 2006
Chassi:
Volkswagen
17.230 EOD
Local:
Joinville, Santa Catarina, Brasil
Autor:
Romney Alves Pereira
Publicação:
03/06/2011 01:53