Viação Ferraz 1444 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Adrianno Sakamoto. ID da foto: 62113.
Empresa Gontijo de Transportes 12815 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, por Sérgio Augusto Braga Canuto. ID da foto: :id.
Expresso Brasileiro 410 na cidade de São José dos Campos, São Paulo, Brasil, por Paulo Rafael Peixoto. ID da foto: :id.
Viação São Matheus 2015 na cidade de São José dos Campos, São Paulo, Brasil, por Adrianno Sakamoto. ID da foto: :id.
Viação Nova Integração 2302 na cidade de Porto Velho, Rondônia, Brasil, por Marcos Filho. ID da foto: :id.
/ 4.694 acessos / 22 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Viação Ferraz 1444 em São Paulo por Adrianno Sakamoto - ID:62113

Dezembro de 2007.

22 comentários

  • Adrianno 26/12/2009 18:42

    Para a minha surpresa esse Vitória da antiga Viação Ferraz estava estacionado ao lado da delegacia da Polícia Civil. A empresa foi extinta logo após a entrada do Consórcio Unileste nas linhas Intermunicipas.

    Estava em boas condições e sem uma roda no eixo traseiro esquerdo.

  • Thiago 05/12/2010 00:55

    Uoh, belo Vitória!
    Belissima foto Sakamoto!
    Só uma pergunta, essa Ferraz ainda existe?
    Abraços
    ;)

  • Wesley 05/12/2010 00:58

    A Ferraz não existe mais. Hoje quem opera suas linhas é a Radial Transportes.

  • Adrianno 05/12/2010 00:58

    Thiago de Souza
    Não existe mais. Obrigado por acompanhar!

  • Eduardo 05/12/2010 00:59

    Adrianno Sakamoto
    Bela foto!
    Abraço!

  • Adrianno 05/12/2010 01:01

    Eduardo Oliveira-SP
    Obrigado Eduardo!

    Wesley Araujo
    Sera que vai vir algum Saens Peña neste Domingão?

  • Wesley 05/12/2010 01:03

    Adrianno Sakamoto, quem sabe não é??? Torço para que sim. Para todos os efeitos chegarei na Dutra as 6h55.

  • Adrianno 05/12/2010 01:06

    Wesley Araujo
    Cara, boa sorte. Acho que vou fazer plantão lá perto do Vista Verde.

  • Rafael 17/01/2011 10:54

    Wesley Araujo
    Por três anos a Julio Simões operou as linhas que eram da Ferraz, quando passou para a Radial.

    Vitória ex-Campo Belo.

  • Hugo 08/03/2012 21:24

    Oi! Quero publicar aqui a história da Viação Ferraz. Entretanto há um limite de caractéres para escrever e embora as postagens apareçam fora de ordem gostaria que apreciacem a história da 1ª empresa de ônibus que conhecí.

    A Viação Ferraz iniciou suas atividades em meados da década de 60 e 70 ( reza a lenda que não passavam de 14 ou 16 veículos). Os ônibus exibiam as cores amarelo e branco mas tiveram que acrescentar a cor azul pois a extinta Viação São José que operava nas regiões de São Miguel paulista e Itaim Paulista até o centro também tinha as cores amarelas e brancas e isso causava confusão as pessoas que corriam para pega-lo ás pressas no ponto e não olhavam o itinerário para confirmar se era mesmo o ônibus que queriam. A Viação Ferraz iniciou suas atividades com a linha São Paulo/Pq Dom Pedroll a Ferraz via Guaianazes. Era a primeira linha intermunicipal que ligava A cidade de F. de vasconcelos passando pelo extremo da Zona Leste ( Guaianazes, Itaquera etc..) ao centro da cidade e ganhou a preferência pois o transporte ferroviário na época da RRFSA já era uma lástima.

  • Hugo 08/03/2012 21:39

    Naquele tempo o Metrô da linha Leste Oeste não ia além da estação Pedro ll, a ferrovia não abrangia todas as regiões da zona leste e as linha de ônibus eram escassas. A empresa logo ganhou preferência por circular nos bairros de Guaianazes, Itaquera (passando pelo Parque do Carmo), Vila formosa e Vila Carrão chegando enfím a Radial Leste no bairro do Tatuapé finalizando seu percurso até o parque Dom pedro ll. Com um trânsito muito leve e motoristas rápidos e competêntes o percurso de F. de Vasconcelos ao centroe vice-versa eram rápidos. Para se ter uma idéia na época todo o trajeto era feito em 1h 10 (isso indo desde Ferraz de Vasconcelos até o centro) hoje este trajeto não é feito em menos de 2hs indo de ônibus. Pouco tempo depois e com mais veículos a Viação Ferraz deu inicio as atividades de sua linha 2 ( São Paulo/São Miguel (Paulista) a Calmon Vianna via Poá ).

  • Hugo 08/03/2012 22:01

    Pouco depois, a CMTC deu inicio as suas atividades no extremo leste com duas linhas. A 312T-Guaianazes/Largo da Concórdia na região do Brás e a 3686-Jardim São Paulo/Praça Clóvis já no centro. Esta última foi alvo de muita discussão na época pois sua tarifa era mais cara que e a do coletivo intermunicipal. A CMTC alegava que o Jardim São Paulo pertencia ao município de Ferraz de Vasconcelos e portanto também era uma linha intermunicipal. Indignados, os moradores da região caminhavam os 1kms e poucos até o centro de Guaianazes para utilizar a linha da Ferraz que estava mais barata que sua ´´rival´´ para não pagar a absurda tarifa. Com um detalhado estudo dos limites entre os municipios ficou provado que o Jardim São Paulo pertencia ainda ao municipio de São Paulo e a CMTC Reduziu a tarifa da linha. Mas isto não incomodou em nada o bom e velho ´´Ferrazão´´ pois a linha 3686 circulava seguindo a ferrovia e a 312T não atendia tanto as necessidades dos usuários. Com o surgimento da Cidade Tiradentes outras linhas começaram a operar na região de Guaianazes sendo elas a 3786- Cidade Tiradentes/Parque Dom Pedro ll e 3406- Cohab Juscelino/Parque Dom Pedro ll operadas pela extinta Viação Tabú que abrangiam mais o bairro de Itaquera. Mesmo assim a Viação Ferraz não perdeu seus ´´fiéis súditos´´ que cresciam em número. Para se ter uma idéia, no horário de pico mesmo com até 6 veículos agüardando seu horário de partida do centro para o bairro as filas de passageiros da ferraz eram grandes mas nada que a empresa não pudesse dar conta.

  • Hugo 08/03/2012 22:20

    Modernização da frota: A Viação Ferraz, com um gordo orçamento e buscando excelência em seus serviços apostou em sempre renovar sua frota de veículos com belos ônibus em suas características cores azul, amarelo e branco, mesmo com a CMTC trocando seus pequenos veículos pelos sensacionais e extensos Volvos na linha 3686 a linha 1 da Ferraz não perdeu em nada sua freqüência de passageiros. Em 1983 o Metrô finalmente chegou ao bairro do Tatuapé e novas linhas passaram a operar, a Viação Ferraz sentiu um pouco o peso da novidade e por um tempo transferiu suas atividades do Parque D. Pedro para a estação do Tatuapé, isto gerou outra discussão entre os usuários que protestaram por serem forçados a pegar o metrô até o centro para concluir o trajeto bairro/centro e centro/bairro, sendo assim, a viação Ferraz retomou sua linha original satisfazendo a todos. Em meados da década de 90 e com muito mais veículos, a empresa iniciou suas atividades com a linha 3- Nova Poá/ São Paulo São Matheus. Entretanto com a inauguração do terminal metropolitano São Matheus da EMTU que dava acesso interligado aos ônibus que abrangiam a região do Grande ABCD a linha não teve tanta serventia e poucos veículos foram destacados para circular.

  • Hugo 08/03/2012 22:43

    O inicio do fim: No final da década de 80 o Metrô finalmente chegou ao bairro de Itaquera, algumas linhas como a 3786 que fazia o trajeto Cidade Tiradentes/Parque Dom Pedro ll e a 373P que antes ia do Jardim São Paulo a o Metrô Carrão foram transferidas para a nova estação de Itaquera e outras foram criadas aumentando a oferta de locomação bairro/centro já que com o trânsito cada vez mais carregado na capital ir de ônibus já não era mais uma boa opção, a freqüencia de passageiros na linha 1 caiu drásticamente e a empresa começou a abrir mão de alguns veículos de sua frota. Começava assim a ´´morte´´ da Viação Ferraz. Em meados da década de 90, a Viação Ferraz já operava suas linhas com micro ônibus com aquelas nada agradáveis cores básicas utilizadas nos transportes intermunicipais de hoje, sua bela frota de veículos que ostentava as caracterizadas cores azul, amarelo e branco não existiam mais.
    Em 2000 com a modernização da ferrovia pela CPTM, a criação do Expresso Leste da mesma que reduziu o tempo de viagem e a interligação gratuita com o Metrô aliado aos vários processos trabalhistas não resolvidos da empresa culminaram em seu fim.
    A Viação Ferraz encerrou suas atividades em 2003 e seus veículos foram arrematados ( até onde sei ) por uma empresa de Santo André. Uma verdadeira pena.

    Hoje ( pelo menos até o dia em que ví) a linha 1 da Ferraz ( a única que sobrou) é operada pela Júlio Simões e ainda assim, a frota não deve passar de 3 ou 4 veículos na linha.

  • Adrianno 08/03/2012 22:59

    Hugo Neris agradeço por acompanhar e hoje sinto falta da Ferraz e de muitas empresas como a Eroles por exemplo. Muitas cores pelas circulando pelas vias.

  • Hugo 08/03/2012 23:20

    Adrianno Sakamoto
    Oi Adrianno! agradeço espero que tenh gostado da história pois tenho outras para postar e assim que o fizer te aviso Ok? Valeu!!!!

  • Márcio 29/03/2012 08:57

    Adrianno Sakamoto
    Lembro quando a Ferraz estava operando no lugar da Mito.
    Foi uma diversidade enorme nesta época:
    Radial, Julio Simões, Viação Poá, Viação Ferraz, Viação Suzano.
    Parabéns pela foto!!!

  • Adrianno 29/03/2012 13:57

    Márcio Cosme Teixeira da Silva agradeço por acompanhar Márcio!

  • Rafael 01/11/2015 13:50

    Hugo Neris Gostei muito da história da Viação Ferraz, mas ela está com alguns furos, a Viação Ferraz encerrou as atividades em dezembro de 2006, ela concorreu a licitação da EMTU através da Via Sul (que era sua dona), mas perdeu por falta de documentação. As linhas ainda existem todas tanto a São Mateus (328) como a São Miguel (026), porém a linha 1 citada foi unificada com uma antiga variante e agora parte da Cid. Kemel em Poá até o Pq. Dom Pedro II, passando por Ferraz, com a diferença de ir pelo Lageado ao invés de ir pela Gianetti. A Julio Simões operava a linha do Pq. D. Pedro II com uma frota de 20 a 30 carros até 2010, quando as linhas foram passadas pra Radial, que inicialmente operava ela com 20 carros porém foi relaxando a operação e hoje são apenas 10 carros, sendo 13 no pico da manhã.

  • Adrianno 01/11/2015 17:56

    Rafael Justino Monteiro agradeço por acompanhar!

  • Marcus 25/04/2024 10:28

    Ex São Luiz 28 297 e ex campo Belo 727 297

    • Adrianno 26/04/2024 14:24

      Sim, era do mesmo grupo. Agradeço por acompanhar!

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Não foi possível localizar nenhum parâmetro técnico de câmera fotográfica associado a esta imagem.

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 1444 que se encontra na identidade visual da empresa Viação Ferraz, de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Vitória, fabricada pela encarroçadora CAIO. O chassi é um OF-1620, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Adrianno Sakamoto, em 26/12/2009, na localidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Na ocasião, o veículo operava o serviço turismo/fretamento, no serviço "RESERVADO".

Referência Bibliográfica

SAKAMOTO, A. Viação Ferraz 1444 em São Paulo por Adrianno Sakamoto - ID:62113. Ônibus Brasil, 2009. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/adriannosakamoto/62113> Acesso em: 26 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Viação Ferraz Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, Brasil
Numeração:
1444
Placa:
BYG2386 MERCEDES-BENZ OF 1620 1995/1996 / Potência: 204 cv / Lotação: 45 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
CAIO
Vitória
Chassi:
Mercedes-Benz
OF-1620
Serviço:
Turismo/Fretamento: RESERVADO
Local:
São Paulo, São Paulo, Brasil
Autor:
Adrianno Sakamoto
Publicação:
26/12/2009 18:38